Regras Basicas do Basquete
Entendendo o jogo
Introduza bola no cesto da equipe adversária (marca pontos) e, simultaneamente, evitar que esta introduza no próprio cesto, respeitando as regras do jogo. A equipe que obtiver mais pontos ao final do jogo vence.
O jogo é controlado por:
Três árbitros: que tem função de assegurarem o cumprimento das regras do jogo;
Um mesário: preenchimento do boletim de jogo(súmula);
Um cronometrista: verifica o tempo de jogo e seus descontos;
Um operador de 24 segundos: controla os 24 segundos que as equipes dispõem para execução da jogada.
Posicionamento:
As posições usadas geralmente no basquete são: armador, alas e pivôs. Na maioria das equipes têm-se dois alas, dois pivôs e um armador:
Armador: cérebro da equipe. Planeja as jogadas e geralmente começa com a bola;
Ala e Ala/Armador: jogam pelos cantos e sua função muda bastante. Pode ajudar o armador ou fazer muitas cestas.
Ala/Pivô e Pivô: na maioria das vezes os mais altos e mais fortes. Devido sua altura, pegam muitos rebotes, realizam muitas enterradas e bandejas; na defesa, trabalham muito com o ‘toco’.
Regulamento (FIBA):
Equipe – Existem duas equipes que são compostas por 5 jogadores cada (em jogo), mais 7 reservas.
· Inicio do jogo – O jogo começa com o lançamento da bola ao ar, pelo árbitro, entre dois jogadores adversários no círculo central e esta só pode ser tocada quando atingir o ponto mais alto. A equipe que não ganho a posse de bola fica a seta a seu favor.
Duração do jogo – Quatro períodos de 10 minutos de útil cada (Na NBA, são 12 minutos), com um intervalo de meio tempo entre o segundo e o terceiro período com uma duração de 15 minutos, e com intervalos de dois minutos entre o primeiro e o segundo período e entre o terceiro e o quarto período. O cronômetro só avança quando a bola se encontra em jogo, isto é, sempre que o árbitro interrompe o jogo, o tempo é parado de imediato.
· Reposição da bola em jogo – Depois da marcação de uma falta, o jogo recomeça por um lançamento fora das linhas laterais, exceto no caso de lances livres. Após a marcação de ponto, o jogo prossegue com um passe realizado atrás da linha do campo da equipa que defende.
· Como jogar a bola – A bola é sempre jogada com as mãos. Não é permitido andar com a bola nas mão ou provocar o contato da bola com os pés ou pernas. Também não é permitido driblar com as duas mãos ao mesma tempo.
Pontuação – Um cesto é válido quando a bola entra pelo aro, por cima. Um cesto de campo vale 2 pontos, a não ser que tenha sido conseguido para além da linha dos 3 pontos, situada a 6,25m (valendo, portanto, 3 pontos); um cesto de lance livre vale 1 ponto.
Empate – Os jogos não podem terminar empatados. O desempate processa-se através de períodos suplementares de 5 minutos. Executando torneios cujo regulamento obrigue a mais que uma mão, todos os clubes de possíveis torneios devem concordar previamente com o regulamento. Assim como jogos particulares, após o termino do tempo regulamentar se ambas as equipes concordarem podem dar a partida por terminada.
· Resultado – O jogo é ganho pela equipe que marcar maior número de pontos no tempo regulamentar.
Lançamento livre – Na execução, os vários jogadores, ocupam os respectivos espaços ao longo da linha de marcação, não podem deixar os seus lugares até que a bola saia das mãos do executante do lance livre (A6); não podem tocar a bola na sua trajetória para o cesto, até que esta toque no aro.
· Penalizações de faltas pessoais – Se a falta for cometida sobre um jogador que não está em ato de lançamento, a falta será cobrada por forma de uma reposição de bola lateral, desde que a equipe não tenha cometido mais do que 4 faltas coletivas durante o período, caso contrário é concedido ao jogador que sofreu a falta o direito a dois lances livres. Se a falta for cometida sobre um jogador no ato de lançamento, o cesto conta e deve, ainda, ser concedido um livre. No caso do lançamento não tiver resultado cesto, o lançador irá executar o(s) lance(s) livres correspondentes ás penalidades (2 ou 3 lances livres, conforme se trate de uma tentativa de lançamento de 2 ou 3 pontos).
· Regra dos 5 segundos – Um jogador que está sendo marcado não pode ter bola em sua posse (sem dribla) por mais de 5 segundos.
· Regra dos 3 segundos – Um jogador não pode permanecer mais de 3 segundos dentro da área restrita (garrafão) do adversário, enquanto a sua equipe esteja na posse da bola.
· Regra dos 8 segundos – Quando uma equipe ganha a posse da bola na sua zona de defesa, deve, dentro de 8 segundos, fazer com que a bola chegue á zona de ataque.
· Regra dos 24 segundos – Quando uma equipe está de posse da bola, dispõe de 24 segundos para a lançar ao cesto do adversário.
· Bola presa – Considera-se bola presa quando dois ou mais jogadores (um de cada equipe pelo menos) tiverem uma ou ambas as mãos sobre a bola, ficando esta presa. Aposse de bola será da equipe que tiver a seta a seu favor.
· Transição de campo – Um jogador cuja equipe está na posse de bola, na sua zona de ataque, não pode provocar a ida da bola para a sua zona de defesa (retorno).
· Dribles – Quando se dribla pode-se executar o n.° de passos que pretender. O jogador não pode bater a bola com mãos simultaneamente, nem efetuar dois dribles consecutivo (bater a bola, agarrá-la com as duas mãos e voltar a batê-la).
· Passos – O jogador não pode executar mais de dois passos com a bola na mão.
· Faltas Pessoais – É uma falta que envolve contato com o adversário, e que consiste nos seguintes parâmetros: Obstrução, Carregar, marca pela retaguarda, deter, segurar, Uso ilegal das mãos, Empurrar.
· Falta Antidesportiva – Falta pessoal que, no entender do árbitro, foi cometida intencionalmente, com objetivo de prejudicar a equipe adversária.
· Falta técnica – Falta cometida por um jogador sem envolver contato pessoal com o adversário, como, por exemplo, contestação das decisões do arbitro, usando gestos, atitudes ou vocabulário ofensivo, ou mesmo quando não levantar imediatamente o braço quando solicitado pelo árbitro, após lhe ser assinalada falta.
· Falta da equipe – Se uma cometer num período, um total de quatro faltas, para todas as outras faltas pessoais sofrerá a penalização de dois lançamentos livres.
· Número de faltas – Um jogador que cometer cinco faltas está desqualificado da partida.
· Altura do Aro – A altura do até o solo é de 3,05 metros.



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